Guia de Viagem: Tudo que você precisa saber pra ir pra Colômbia

colombia-quedate

Ah, minha Colômbia…

Assim, que você desembarca no aeroporto de qualquer cidade, tem um slogan enorme dizendo: Colombia, el riesgo es que te quieras quedar. Eu ainda acrescentaria um “pra sempre” no final dessa frase.

Conhecer esse país nunca esteve muito nos planos dos viajantes. O medo da violência, dos cartéis e das Farc sempre foi intenso. Também né?! Com toda a propaganda negativa que o mundo faz/fazia sobre esse ela, impossível não ficar apavorado.

Pois foi esse país lindo de pessoas incríveis onde morei por três meses que fez eu me apaixonar mais ainda por viajar e querer conhecer o mundo e seus destinos fantásticos.

Enfim, pra você poder aproveitar tudinhozinho quando for pra lá, fiz um pequeno guia com informações práticas que vão desde a organização antes de viajar (visto, documentação, moeda etc.), como durante e depois na triste hora de dizer adeus.

 

  • Visto e Permissões

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia.

Normalmente, a imigração carimba o visto de permanência de estrangeiros por 90 dias a partir da data da entrada.

Se você vai pra Colômbia por motivos de trabalho ou estudo, precisa solicitar uma permissão. Os vistos podem ser temporários ou de residente. Os vistos temporários são dados pra pessoas que vão trabalhar/estudar por um tempo maior de 90 dias no país, o de residente é concedido pra quem quer morar lá pra sempre. EEEUUUUUUU!! =D

Leve também a carteira internacional de vacinação com a vacina de febre amarela em dia. Todas as vezes que fui nunca pediram mas eles dizem que é obrigatório. Na dúvida e pra evitar aborrecimento, melhor fazer direitinho. 😉

 

  • Como chegar

A Avianca é a principal linha aérea da Colômbia. Ela atua tanto nacional como internacionalmente. Outras empresas aéreas também fazem rota, procure saber qual é a mais adequada no seu país.

IMG_7501Terminal Puente Aereo em Bogotá

 

Aeroportos internacionais colombianos

Bogotá – Aeroporto Internacional El Dorado

Barranquilla – Ernesto Cortissoz 

Cali – Aeroporto Internacional Alfonso Bonilla

Cartagena – Aeroporto Internacional Rafael Núñez

Medellín – Aeroporto Internacional Jose Maria Cordova

 

  • Embaixada do Brasil

 

Calle 93 Nº 14-20 Piso 8
Telefone: + 57 (1) 218 0800
Email: brasemb.bogota@itamaraty.gov.br
Website: bogota.itamaraty.gov.br

 

  • Fuso

A diferença entre Brasil e Colômbia é de duas horas.

Por exemplo: Se aqui são 20:00, na Colômbia são 18:00. No verão, a diferença aumenta em uma hora devido ao horário de verão.

 

  • Geografia

Ecuador_Colombia_Venezuela_map

A Colômbia faz fronteira com Venezuela, Brasil, Equador, Peru e Panamá.

Pelo mar do Caribe, faz fronteira marítima com Jamaica, Haiti, República Dominicana, Honduras, Nicarágua (com quem vive brigando pela posse de San Andres e Providencia) e Costa Rica.

 

  • Clima

IMG_7427

O clima colombiano é constante durante o ano todo. O regime das estações é bimodal, Isso significa que o clima se divide em apenas 2 períodos: Seca no verão e chuva no inverno.

– Temporada de chuva: Vai de abril a junho e de setembro a novembro.

– Temporada de seca: Vai de novembro a março e de julho a agosto.

IMG_7431La Candelaria – Centro Histórico de Bogotá

  • Quando ir

Pode-se visitar o país durante todo o ano. Só em outubro que não é muito recomendado porque é a época que mais tem chuva e vento forte. A formação de pequenos furacões também ocorre nessa época, onde o El Niño e La Niña resolvem dar uns rolezinhos pelo caribe.

Já passei por um pequeno furacão lá em Providencia e não é nada maneiro. Na verdade, dá mó medão.

Agora vocês entenderam porque sempre tem promo de passagem pra lá em Outubro, né? =P


IMG_7519Cartagena

  • Moneda e Câmbio

A moeda oficial da Colômbia é o Peso Colombiano (COP).

Caixas eletrônicos estão espalhados por todas as cidades.

Cartões de débito, em geral podem ser usados na maioria dos estabelecimentos.

Cartões de crédito também são aceitos em vários lugares. Os mais usados são Visa e Master.

Para calcular o Valor de Troca  é bem simples. Basta corta os zerinhos. Ex: COP 1.000, cortando os zeros fica 1000, ou seja, R$ 1,00. =P Mole né?

Nunca faça câmbio na rua! Não é só na Colômbia não. Nunca em nenhum lugar do mundo!

 

  • Comunicação

Ligação: Pra ligar a cobrar pro Brasil é só discar 018005551221.

Internet: Pra acessar a internet você pode procurar por lan houses espalhadas pelas cidades. Muitos lugares tem Wi-fi, é só pedir a senha. Tanto em hotéis, hostels, cafés, restaurantes etc.

Celular: as três empresas de telefonia são: MOVISTAR   , CLARO TIGO

 

  • Voltagem

A voltagem é de 110 volts. As tomadas são com aqueles dois trancinhos retos.

Se você esqueceu seu adaptador de tomada em casa, não se preocupe, é bem fácil achar lojinhas que vendem.

 

  • Saúde

Captura-de-Tela-2013-08-25-às-21

Mal de Altitude (Soroche): é o tipo de indisposição mais comum na Colômbia. Mais precisamente em Bogotá que fica a 2.640 metros acima do mar. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, náuseas, vômitos, tontura e falta de ar. Depois faço um post sobre soroche. Passei por isso em Bogotá e não é nada agradável. A gente acha que nunca vai acontecer com a gente. Mas ninguém tá livre e os sintomas são uó. É uma indisposição fora do comum! A sensação é horrível! Fiquei malzona por uns dias.

Febre Amarela: a vacina contra febre amarela é exigida em várias regiões do país. É preciso tomar no mínimo 10 dias antes de viajar e é necessário ter a Carteira Internacional de VacinaçãoAQUI tem um post sobre como e onde tomar vacina, assim como os centros pra fazer sua carteira internacional.

 

  • Segurança

A Colômbia não é mais aquela coisa temida como antes. Mas ainda assim é preciso tomar alguns cuidados. Evite ir pra lugares próximos da Amazônia e pegar ônibus de uma cidade pra outra que tenham rotas mais desertas. São nesses lugares que as FARC mais agem.

As cidades andam bem policiadas. Mas mesmo assim não dê mole porque, batedor de carteira e taxista espertinho tem no mundo inteiro.

 

  • Saindo

O único problema pra sair é a tristeza que bate por ter que ir embora desse país lindo de pessoas maravilhosas. =(

 

IMG_6084Providencia Isla  no Caribe colombiano

 *Créditos da 1a foto: Turismo Colombia

 

2 comments

  1. Nossa! Que tutorial!!!!
    Perfeito para quem vai viajar mesmo, espero usar logos essas dicas, porque a Colômbia está muito bem posicionada na minha lista! hehehe
    Beijão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*