Onde se hospedar em Havana – Cuba / Review de hospedagem – Casa Particular

IMG_0690

Como já disse nesse post AQUI , nos 20 dias que viajei por Cuba só me hospedei em casas particulares, nunca em hotéis e muito menos resorts. =P

As casas particulares são os principais tipos de hospedagem em Cuba.

Aí você me pergunta: O que é uma casa particular?

Como todo mundo sabe, a vida em Cuba não é nada fácil. A renda é pequena porque o salário da maioria da população é muito baixo. Baixo que eu digo é baixo messsmo! O salário de um cubano gira em torno de U$20/40. Isso mesmo! 20/40 obamas por mês, meu amigo. Então,  pra conseguir uma rendinha extra, muitos cubanos passaram a alugar o quarto da própria casa pros turistas. Algumas casas são humildes, outras nem tanto porque já se tornaram o ganha pão de alguns, e com o dinheirinho que entra, eles vão investindo pra deixar la habitación cada vez mais confortável pra nós, gringos. A casa particular, também conhecida por Arrendador Divisa é uma casa familiar e pode ser reconhecida por sua plaquinha branca e azul presas nos portões. Essa placa significa que é uma casa legalizada, ou seja, que o dono da casa está autorizado pelo governo a hospedar turistas. O preço varia conforme a temporada e localização. Não é regra, mas a maioria cobra uma diária por CUC$30. As refeições geralmente não estão incluídas e o custo do café da manhã fica em torno de CUC$3/5 e da cena (jantar) CUC$8/12.

Cópia 2 de image_5Além da paquinha, você pode ter certeza que a casa é legalizada quando te mandarem assinar o livro de controle de Fidel

Cópia 2 de image_4

Se você resolveu ir pra Cuba, comece a procurar hospedagem alguns meses antes. Algumas casas são tão requisitadas que de um ano pro outro você não consegue achar vaga! Não é exagero! Além disso, tem toda aquela questão da dificuldade de acesso à internet. Por isso, faça tudo com antecedência.

Enfim, com certeza seu ponto de partida é Havana. Então, se quer economizar, ao mesmo tempo ser bem atendido e ficar num lugar bem localizado, eu tenho o lugar ideal procê! =D

Casa 1932 !

A casa fica em entre Habana Vieja e Vedado, mais exatamente em Centro Habana, uma quadra do Malecón! A localização é perfeita! Recomendo demais!

IMG_0688Rua da Casa 1932. Super movimentada mas tranqüila durante a noite

IMG_0686Uma quadra e você está no lindo Malecón

IMG_0685Ah, o Malecón…

O dono, Luiz Miguel é um cara super antenado em tudo e uma figura! Tá sempre por perto pra te ajudar no que for preciso. Além de me dar altos toques sobre tudo, agendou táxi de volta pro aeroporto e quando voltei de Santiago pra Havana, como não havia quarto pra mim, prontamente conseguiu hospedagem em outra casa, dessa vez em Vedado. Muito boa também.

Além de tudo, a casa de Luiz é um charme. Eu já tinha lido em algum lugar que Luiz tinha bom gosto. Mas lá, conversando com ele, ele acabou me contando que fez faculdade ou curso de design de interiores, não lembro qual dos dois agora. Enfim, foi aí que entendi porque a decoração da casa é impecável.

IMG_0699

IMG_0698

IMG_0697

IMG_0696

IMG_0695

IMG_0694Essa portinha do lado da geladeira foi onde fiquei. Super susse

IMG_0683Esse foi o quarto que fiquei

IMG_0684Quarto com ar condicionado (muito importante porque Cuba faz um calor…) e banheiro

IMG_0693

IMG_0692

IMG_0691

IMG_0689

Não é um charme a casa?

Se quiser mais detalhes sobre a casa é só entrar nesse site AQUI

Pra agendar e discutir detalhes sobre a hospedagem, é só enviar um email, que assim que eles puderem eles entram em contato.

Eu amei a casa e super recomendo.

Prós e Contras em ficar em uma casa particular:

PRÓS:

– Ecomomia

– Vivência

– Acolhimento

– Atendimento personalizado

CONTRAS:

– Nenhum

E você, já se hospedou em alguma outra casa particular em Havana? Não? Ficou em hotel? Conta aqui pra gente! Seu comentário é super importante pra ajudar outros viajantes que estão indo pro mesmo destino.

Se quiser receber todos os posts do blog em primeira mão, assina o nosso feed e você não corre o risco de perder tudo que ainda vai rolar por aqui.

 

4 comments

  1. Oi Fabiola! Adorei as informações sobre hospedagem em Cuba nas casa particulares. Tenho uma amiga querendo ir e principalmente ficar em casas particulares. Vc falou tbm de uma casa em Vedado. Vc tem o contato deles e de outras casas. Claro q a do Luiz é a primeira da lista, mas parece ser bem concorrida neh.

    Grata

    Luzia

    • Oi, Luiza
      Brigadinha pela visita.
      Em Vedado não é uma casa, é um ap, que é da prima do Luis Miguel.
      Não sei o endereço mas posso tentar ver com ele pra você.
      Mas, se minha opinião conta, eu ficaria na casa dele. Ele é um cara sensacional e a casa super bem localizada. Tenata ficar lá. Quando for, diga que soube por aqui pelo blog e quem sabe ele não faz um agradinho hehe
      Beijos

  2. Menina, como seu blog fez falta quando estava reservando nossa hospedagem, se tivesse conseguido acessá-lo, certeza de que ficaria nessa casa super charmosa. Ficaremos em outra, acredito que sem esse charme, mas o nosso Luis também parece ser super prestativo, respondeu a tudo com presteza. Dedos cruzados!! BjO!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*