Guia de Viagem: Tudo que você precisa saber pra ir pra Paraty


IMG_9806

Pra não sofrer com abstinência até a próxima “grande” viagem, o Mochilando resolveu rever lugares por onde já passou mas que ainda não havia escrito porque não tinha o blog.

Um desses lugares foi Paraty! Ah… Paraty. Não só Para ti, como Para mim e Para todos. Desculpa, não pude evitar. Todo mundo faz o mesmo trocadilho. hehe

Paraty faz parte do Rio de Janeiro e fica  no litoral sul do estado. Na época do Brasil colônia, foi um dos lugares mais importantes na exportação de ouro.

Como a cidade foi projetada quase ao nível do mar, as ruas de Paraty são sempre invadidas pelas marés, resultando em pequenas inundações.

O lugar mais atraente do centro é a parte histórica. É dela que vou falar. Gostaria muito ter revivido a parte litorânea e arredores, mas como só tive um finde pra fazer isso e choveu, infelizmente não rolou. Me aguardem na próxima!

rio-paraty

 

  • Chegando e saindo

Via aérea

O aeroporto mais próximo de Paraty fica no Rio de Janeiro.

Via terrestre (carango próprio) 

Se voce está indo do Rio de Janeiro, o acesso é pela rodovia Rio-Santos.
Se está indo de São Paulo, o acesso é pela Dutra.

Via busão

   Indo do Rio, a viagem dura mais ou menos umas 5 horas e quem faz o trajeto é a  Costa Verde 

IMG_8420

IMG_9675

 

  • Money

Super sussa. Paraty tem bancos, caixas eletrônicos e os estabelecimentos aceitam cartão de débito e crédito. Mas, é sempre bom levar um dinheirinho. Vai que…

 

  • Hospedagem

Paraty tem uma gama enorme de tipos de hospedagem, que vai de hostel até grandes hotéis boutique.

Apesar de adorarmos ficar em hostels, a opção do Mochilando dessa vez  foi ficar numa pousada no centro histórico como a gente conta AQUI   

 

  • Alimentação

 Paraty não é um destino barato. Principalmente se tratando de alimentação. Os restaurantes são realmente caros, mas todos muito bons e com porções bem honestas. Tudo muito bem servido. Comi em alguns maravilhosos. Mas isso é papo pra outro post. =P

IMG_0664

IMG_0662

IMG_0674

IMG_9736

 

  • Circulando

IMG_0665

Paraty tem todo o tipo de transporte. Carro, táxi, bicicleta, charrete, van….

No meu caso, que só fiquei pelo centro histórico, o lance é colocar os pezinhos pra funcionar porque no centro a circulação de autos é proibida, portanto, leve sapatinhos beeeemmm confortáveis pra poder conseguir andar pelas famosas e lindas ruas pé de moleque. Salto, neeeem pensar!

Se você tá a fim de conhecer ilhas e praias, procure uma agência de turismo ou vá até o cais do porto pra fazer passeios de barco.

 

  • Clima

A melhor estação pra visitar Paraty é entre os meses de maio e agosto quando a temperatura fica entre 22-32ºC.

Entre os meses de dezembro e março o clima é caracterizado como estação das chuvas e umidade alta, fazendo os termômetros chegarem até  40ºC.

 

  • Comunicação

Internet 3G não funciona lá essa maravilha, mas praticamente todos os estabelecimentos como: restaurantes, cafés, bares e pousadas possuem wi-fi o/. Ê notícia boa… Ficou felizão né? =P

 

  • Segurança

Não tive problema algum em Paraty. Achei super tranquilo. E olha que teve um dia que fui sozinha pra casa às 3:45 da manhã e no outro fui pra rodoviária caminhando e já era 22:00 e um pouco deserto. Mas não é por ser sussa que você vai dar mole né? Um pouco de precaução não faz mal pra ninguém.

 

Enfim, visitar Paraty vale sempre muito a pena. Sua arquitetura colonial, suas belezas naturais, a gastronomia e o povo encantam.

Já foi também? Conta pra gente o que você fez por lá?

 

 

 

 

3 comments

  1. Um dos lugares que ainda não consegui tirar da listinha de sonhos. Desejo muito fotografar aquelas ruas de pedras, o casario…. Bom, já tenho todas as coordenadas! BjO!!

    • É a cara de vocês, Paulinha!!
      Precisa ir!!!!
      Você vai amar fotografar não só as ruas mas as casas, portas, janelas, pessoas de bike, tudo!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*