Guia de Viagem: Tudo que você precisa saber pra ir pra Ilha Grande

IMG_9457

Pedacinho de paraíso bem aqui no Rio de Janeiro, a Ilha Grande é um destino muito mais procurado por estrangeiros do que por brasileiros. Tanto é, que a maior parte dos comércios como: pousadas, hostels, bares e restaurantes são propriedades de muitos argentinos. Enfim…

A Ilha Grande fica na costa oeste do estado do Rio mais conhecida como região da  Costa Verde e faz parte de um arquipélago de mais ou menos 193 km de extensão. Apesar de fazer parte do município de Angra dos Reis, mais de 80% da ilha é protegida pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente) por ser considerada área pública pertencente à União.

O relevo da ilha é constituído basicamente por uma cadeia montanhosa principal e vários picos todos cobertos pela mata atlântica e irrigados por córregos e riachos que quando desaguam formam lindas praias e costas. Os picos mais altos são o da Pedra d’água com 1031 metros e o pico do Papagaio com 982 metros.

foto-mj

foto-1g

Sua população é de mais ou menos 7000 pessoas que se concentra a maioria nas comunidades do Abraão e de Provetá.

  • Como chegar

Primeira coisa que você precisa saber é que você não vai chegar na ilha com seu carro fofo. Não existe transporte pro seu querido companheiro porque é proibida a entrada de veículos automotores na ilha. A única maneira de chegar lá é de balsa, lancha ou qualquer outro transporte marítimo. Por isso, desapega. Se for viajando com ele até os pontos de apoio (Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra), você pode deixar em estacionamentos pagos durante toda a sua estadia em paradise.

A segunda informação é de onde você vai sair e onde vai ficar.

Existem 3 pontos no continente onde se pode pegar uma embarcação como você pode ver no mapa e 5 pra chegar na ilha. Como estamos aqui falando em ficar na vila central da ilha, o Abraão, vou ensinar como chegar apenas até lá.

mapa-como-chegar

Os 3 pontos distintos de onde pode sair são:

  • Mangaratiba
  • Conceição de Jacareí
  • Angra dos Reis

Pra combinar os horários de ônibus e balsa é pouco chato. Com apenas um errinho de cálculo, você vai ficar mofando no cais, podendo até perder a embarcação do dia tendo que pernoitar ou ir pra outro ponto de saída. Por isso: Atenção. Aconteceu comigo, pra variar…

Como nosso destino é a Enseada do Abraão, temos opções de embarque todos os dias a partir de:

  • Mangaratiba – Cais do centro da cidade
  • Conceição de Jacareí – Cais no fim da praia principal
  • Angra dos Reis – Cais da Lapa, cais de Santa Luzia ou cais de turismo

 [table id=1 /] [table id=2 /] [table id=3 /]

3Barca

foto-fFast boat

Pra voltar é outra história, mais abaixo a gente explica.

  • Grana

Na ilha não tem banco nem caixa eletrônico mas muitos estabelecimentos aceitam cartão de débito e crédito, mesmo assim leve dinheiro vivo pra possíveis eventualidades.

  • Hospedagem

foto-11

Eu, como fã de hostels (onde além de pagar bem mais barato, a diversão é garantida) me hospedei no El Misti. Só que isso é conversa pra outro post.

Bom, na ilha você encontra todos os tipos de hospedagem, desde camping, hostels, casas, suítes e até hospedagem em belas pousadas, mas hotel mesmo não é comum. O que mais a gente encontra são pousadas, que vão de basiquinhas até alto padrão.

  • Alimentação

Ilha Grande não é um destino barato. Principalmente se tratando de alimentação. Os restaurantes são realmente caros. Se quiser economizar, leve sempre snacks e água pros passeios. Os supermercados vivem sempre cheios e com muitas filas e os preços também não são lá muito honestos.

Se sua hospedagem oferece cozinha, aproveite!

foto-121Esse pratinho aí pra dois com um referi saiu R$75,00 pra cada em Araçatiba

  • Transporte

Não existe automóvel na Ilha Grande. O único que vi foi o caminhão do lixo. ahaha O que é bem legal porque você nunca fica na paranóia de olhar pra atravessar, não tem sinal nem zoeira na cabeça com barulho de buzina(só dos barcos, claro)

Tudo que fizer será com oscar, os carcanhá (a pé) ou você pode contratar serviços de lancha, saveiro, inclusive taxi boat (barco táxi).

foto-12Saveiro pra passeios

2Taxi boat

  • Clima

Com clima tropical, a temperatura média no verão varia entre 28oC e 36oC, mas leve sempre um casaquinho porque faz frio durante a noite.

No outono, o clima é seco e ensolarado, variando entre 20oC e 30oC.

No inverno é seco mas sempre agradável, com variações entre 12oC e 25oC.

E na primavera, o tempo é úmido, variando de 22oC a 30oC.

Janeiro é o mês mais chuvoso, enquanto julho o menos.

  • Comunicação

Esqueça a internet, meu bem! Você está no meio do oceano! 

Internet é péssima por lá, a conexão é super lenta.

Algumas hospedagens e restaurantes oferecem wi-fi e olha só, existe internet pública nas ruas. Incrível né? Mas não funciona ahaha Pelo menos pra mim não funcionou.

foto-cNo centro do Abraão tem pontos pra se conectar

  • Segurança

foto-dPraça no centro do Abraão

Relax total! Não sinta medo! É tudo muito tranquilo por lá. Apesar da ilha ser famosa pelo presidio de segurança máxima, ele não existe mais!

A ilha não oferece perigo algum, tanto que eu voltava da praia e da night de madrugada e nunca aconteceu nada. Já foi tempo que a Ilha Grande oferecia perigo. Claro que voce não vai deixar suas coisinhas jogadas na areia e dar uma caminha de horas né? É tudo uma questão de bom senso.

  • Saindo

Sair do paraíso também requer um pouquinho de planejamento.

Abaixo coloco uma tabela com os horários de saída do Abraão em direção aos 3 pontos de apoio no continente.

[table id=4 /] [table id=5 /] [table id=6 /]

 

  •  Dicas e avisos preciosos

Relaxe!!!! Esqueça tudo que ficou no continente, aproveite o lugar e as pessoas

Repelente e protetor sempre em mãos

Não se meta em trilhas que não conhece. Se não está seguro, procure um guia. Vá sempre acompanhado

1

Se você só curte shopping, cinema, night badalada e coisas muito refinadas, NÃO VÁ pra Ilha Grande. Certamente você não vai gostar

Na ilha como disse mais acima, não tem bancos nem caixas eletrônicos

Veículos automotores não entram, seu carro tem que ficar no continente

Como é uma ilha, pode ocorrer falta de luz, comunicação e otras cositas más

2 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*